30/05/2011

João 15,26-16,4

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
15 26 "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 
27 Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio 
16 1 Disse-vos essas coisas para vos preservar de alguma queda. 
2 Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus. 
3 Procederão deste modo porque não conheceram o Pai, nem a mim. 
4 Disse-vos, porém, essas palavras para que, quando chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo anunciei. E não vo-las disse desde o princípio, porque estava convosco".

Comentários

  1. Comentário feito por: José Raimundo Oliva
    FONTE: http://www.paulinas.org.br

    Este texto conclui a fala de Jesus aos discípulos sobre as dificuldades que encontrarão da parte dos poderosos chefes deste mundo. João escreve seu evangelho na década de noventa e este texto reflete o contexto do momento em que escrevia. De modo particular temos aí uma alusão do evangelista à expulsão dos cristãos judeus das sinagogas alguns anos antes. Os cristãos oriundos do judaísmo continuaram a freqüentar o Templo e as sinagogas. Após a destruição do Templo de Jerusalém, no ano 70, os fariseus, querendo afirmar sua identidade judaica, enrijeceram as observâncias legais da Lei de Moisés (Torá). Parte dos judeus que haviam aderido ao cristianismo voltou atrás. Porém aqueles que permaneceram fieis à sua opção cristã foram expulsos e perseguidos, sendo confortados pelas palavras de Jesus. De modo especial o Espírito da Verdade e do Amor, enviado por Jesus e pelo Pai, fortalece os discípulos na sua fidelidade, ao longo da história, de maneira a permanecerem em suas comunidades e em sua missão, perseverantes diante das intimidações e seduções dos poderosos que, muitas vezes, pretendem agir em nome de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

04/11/2011

17/01/2012

22/10/2011